NOTA DE ESCLARECIMENTO DO BARÃO!

NOTA DE ESCLARECIMENTO!! LEIA ATÉ O FIM!!

QUEM VOS FALA É FRANCISCO FERREIRA “O BARÃO”, PEDAGOGO, ATOR, GUIA, PESQUISADOR E DIVULGADOR DA CULTURA E TURISMO LOCAL.
ACOMPANHEI DE PERTO TUDO QUE FALARAM SOBRE UM RECORTE DE VÍDEO QUE CIRCULOU DE FORMA MALDOSA EM GRUPOS DE WHATSSAPP E MÍDIAS SOCIAIS, FAZEMOS UM TRABALHO SÉRIO RECONHECIDO PELAS MAIS ALTAS INSTITUIÇÕES DE CULTURA DESTE PAÍS, O TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS CONSISTE EM MOSTRAR O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO E ENTENDER O PRESENTE, ONDE MOSTRAMOS COMO ERAM A VIDA DAQUELES QUE TANTO SOFRERAM NAS MAOS DE SENHORES FIDALGOS DA REGIÃO EM SENZALAS E ENGENHOS, PRECISAMOS MOSTRAR AOS NOSSOS EDUCANDO QUE POR UM PERÍODO DA NOSSA HISTÓRIA EXISTIU SIM ESCRAVIDÃO E NÃO FOI ALGO NADA FÁCIL PARA OS OPRIMIDOS.

AGORA DIZER QUE EU “IREI POR ALUNOS AMARRADOS E MALTRATAR” ISSO JAMAIS ACONTECERÁ ATÉ POR QUE NOSSOS ALUNOS E VISITANTES SÃO RAZÃO MAIOR DO MEU TRABALHO, FAZEMOS ENCENAÇÕES ONDE EXPLICAMOS COMO ERAM OS TRATAMENTOS DADOS AOS ESCRAVOS TANTO É QUE TODOS OS ALUNOS E PAIS DE ALUNOS SEMPRE NOS ELOGIAM POIS SEUS FILHOS ASSIM PODEM COMPREENDER OS SOFRIMENTOS DOS ESCRAVOS QUE AQUI UM VIVERAM! ENTÃO DIANTE DO EXPOSTO ESTÃO CONFUNDINDO UMA ENCENAÇÃO TEATRAL COMO UMA FORMA DE CUNHO POLÍTICO, DETURPANDO E DISTORCENDO O VERDADEIRO TRABALHO EM DEFESA DA NOSSA IDEOLOGIA E IDENTIDADE CULTURAL DO NOSSO POVO. EU JAMAIS IRIA OPRIMIR ALGUÉM!

MINHAS RAÍZES SÃO BEM HUMILDES PARA QUEM NÃO SABE E NÃO ME CONHECE. FUI CRIADO EM UMA CASA DE TAIPA NA COMUNIDADE LAGOA GRANDE, ENTRE UM CANAVIAL E UMA FERROVIA, INFÂNCIA SOFRIDA SEMPRE LUTANDO PELA VIDA, RESIDENTE NA CIDADE DESDE 2003, ONDE DEDIQUEI PARTE DE MINHA VIDA A PESQUISAR A HISTÓRIA DE CEARÁ-MIRIM NA BIBLIOTECA DE NOSSA CIDADE, ESTUDEI SEMPRE EM ESCOLA PÚBLICA COMO AS ESCOLAS: ESTER PAIVA EM MASSANGANA, GONÇALO TEIXEIRA EM LAGOA GRANDE, BARÃO E EDGAR BARBOSA. SEMPRE FUI UM ALUNO EXEMPLAR.

NA VIDA PÚBLICA TODOS OS CARGOS QUE EXERCI FORAM VOLUNTÁRIOS E SEMPRE LIGADOS A EDUCAÇÃO EM VISTA QUE SOU PROFESSOR, FUI SECRETÁRIO DO CONSELHO DE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, FOI VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO, JÁ FUI UM DOS ARTICULADORES DO SELO UNICEF NA ÁREA DA CULTURA E SEMPRE REPRESENTEI NOSSA CIDADE DE FORMA VOLUNTÁRIA TANTO AQUI COMO EM OUTROS ESTADO! PARA TER O RECONHECIMENTO QUE TENHO FOI UMA GRANDE LUTA, SABER QUE DE ONDE VIM PARA ONDE ESTOU, ONDE UM FILHO DE UM POBRE CHEGAR ONDE CHEGUEI É PARA POUCOS, O QUE CAUSA CIUMEIRA DAQUELES QUE SÓ SABEM DERRUBAR OU ATINGIR ALGUÉM USANDO DE FORMA DISTORCIDA RECORTES PARA INCENTIVAR UMA IDEIA QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE!

AGORA QUE EXPRESSEI SOBRE UM POUCO DO QUE FAÇO, QUERO DIZER A TODOS QUE EU NÃO SOU POLÍTICO, NÃO USO E NUNCA USEI MEU TRABALHO CULTURAL PARA BARGANHAR COISA ALGUMA NO MEIO POLÍTICO NEM AQUI NEM EM LUGAR ALGUM, PORÉM NÃO IREI ACEITAR QUE PESSOAS VENHAM USAR DE MÁ FÉ MINHA IMAGEM MUITO MENOS QUERER CONFUNDIR UM TRABALHO DE ENCENAÇÃO TEATRAL COM CENAS QUE CONDIZEM COM A REALIDADE ATUAL!

FAÇO UM PEDIDO AOS MEUS AMIGOS E FÃS ESPALHADOS POR NOSSA CIDADE, ESTADO E BRASIL QUE COMPARTILHEM AO MÁXIMO ESSA MENSAGEM PARA QUE MINHA VOZ ECOE EM LUGARES ONDE EU NÃO PODEREI ESTÁ, SEJAM DEFENSORES DE UM TRABALHO SÉRIO QUE SÓ ELEVAM A CULTURA DO NOSSO POVO E NOS FAZ REFLETIR E ENTENDER NOSSA REALIDADE SOCIAL E CULTURAL. NÃO VAMOS DEIXAR QUE UM TRABALHO TEATRAL SEJA CONFUNDIDO E USADO COMO CUNHO POLÍTICO JAMAIS!! ABAIXO FALSOS DISCURSOS!! OBRIGADO DE ANTEMÃO TODOS QUE ME COMPANHAM QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE!

Comentários