Dia do Trabalho...Entenda História e origem deste feriado!


No calendário do nosso país, nós podemos ver várias datas comemorativas, sendo que algumas delas são feriados nacionais. O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma destas datas, sendo comemorado no dia 1º de maio, no Brasil e em vários outros países ao redor do mundo.
A data comemorativa é um feriado usado para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, e é um dia muito importante para se refletir sobre a luta das classes trabalhadoras por melhores condições de trabalho e de vida, em cada uma de todas as profissões existentes, buscando melhorias em cada uma delas, todas muito importantes para as nossas vidas e para o bom funcionamento da comunidade em geral.

Como e por que surgiu a data?

A história do Dia do Trabalho tem início no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio desse ano, milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as más condições de trabalho, como a enorme carga horária (13 horas ao dia) que tinham que cumprir. Entre as reivindicações, os trabalhadores pediam a redução dessa jornada de trabalho. Nesse mesmo dia, ocorreu uma enorme greve geral dos trabalhadores em todos os Estados Unidos.

Dois dias após essa greve geral, houve um conflito entre policiais e trabalhadores, com a morte de alguns manifestantes e tantos outros feridos.

Os protestos realizados pelos trabalhadores no dia 4 de maio de 1886 ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a central sindical chamada “Segunda Internacional Socialista”, ocorrida em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado no dia 1º de maio de cada ano.

Em 23 de abril de 1919, o governo francês oficializou a carga horária de 8 horas diárias e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional.

No Brasil, a data tornou-se oficial a partir de setembro de 1925, quando o então presidente Artur Bernardes criou um decreto específico para o dia.

Outras importantes realizações

O 1º de maio também passou a ser o dia em que são anunciadas medidas relacionadas ao trabalho e ao trabalhador.

Confira outras importantes realizações que foram feitas em 1º de maio:

– 1º de maio de 1940: Nesta data, o então presidente Getúlio Vargas estabeleceu o salário mínimo, que deveria fornecer as necessidades básicas de uma família, como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer;
– 1º de maio de 1941: A Justiça do Trabalho foi criada nessa data, com o objetivo de resolver questões judiciais relacionadas ao trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Comentários