FAZENDA CATURURÉ,BERÇO DOS BATISTAS DO SERIDÓ...




JOÃO BATISTA DOS SANTOS, filho do casal João Alves dos Santos e Helena do Rosario de Melo.
João Batista e Maria Marcelina foram os troncos da família BATISTA,
espalhada pelo Seridó, principalmente em Timbauba dos Batistas e no
Caicó. Segundo o autor Jose Augusto, "A familia Batista das mais recentemente localizadas no Seridó. Mesmo assim e das que maior descendência tiveram, principalmente no municipio de Caicó, a cujo progresso tem prestado bons e leais servicos. Uma caracteristica digna de acentuar na familia Batista e a longevidade. Vários de seus membros tem conseguido transpor um século de existência."

Em 1827 o casal morava na freguesia de Patos; em 1828, na fazenda
'Travessia das Espinharas". Habitaram também no "Catururé", em território do atual municipio de Jardim do Seridó. Segundo a tradição familiar, João Batista ostentava uma bela calvicie, caracteristica essaque se repete frequentemente entre os seus descendentes . . .

"Aos vinte e seis dias do mez de Maio de mil oito centos e quarentaquatro foi sepultado nesta Matriz de Santa Anna do Siridó o cadaverde MARIA MARCELINA DE JEZUS, moradora que era nesta Freguezia,cazada com Joao Baptista dos Santos, falecida de feridas no utero com todos os Sacramentos na idade de settenta annos: foi involto em habito branco, e encomendado solemnemente por mim, de que para constar fiz este Assento, que assigno.
Manoel Joze Fernandes
FONTE:  VELHAS FAMÍLIAS DO SERIDÓ-OLAVO DE MEDEIROS FILHO

MEUS AMIGOS;

CONFESSO QUE FIZEMOS UMA VERDADEIRA EXPEDIÇÃO HISTÓRICA PELO SERIDÓ E DENTRO DELA INICIAMOS JUSTAMENTE NA FAZENDA CATURURÉ FONTE E BERÇO DE TODA NOSSA FAMÍLIA BATISTA ESPALHADA NO SERIDÓ E NO MUNDO INTEIRO,ASSIM COMO AS ESTRELAS...COMO É LINDA  E BELA AQUELA FAZENDA E SUA CASA DE MAIS DE 300 ANOS ALI COSTRUÍDA SOBRE UM IMENSO ALTO E EM CIMA DE PEDRAS QUE SÓ DEUS SABE COMO FOI AQUELE PROCESSO INICIAL...SABEMOS DE UMA COISA QUE ASSIM COMO FOI A ORIGEM DALI É A TAMANHA VIRTUDE DE UM EXÍMIO BATISTÃO OU DE UMA BATISTA EM PLENO COTIDIANO.  AOS AMIGOS E COLEGAS DE EXPEDIÇÃO PADRE E PREFEITO JOCIMAR DANTAS,ANDERSON TAVARES E NANAEL SIMÃO(PESQUISADORES E ESCRITORES ) OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS POR TUDO.  E AO VELHO PATRIARCA DO SERTÃO "JOÃO BATISTA",A NOSSA ETERNA GRATIDÃO!!! 


PESQUISA E TEXTO - BLOG DO ARYSSON SOARES

Comentários