TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

terça-feira, 9 de maio de 2017

AREIA BRANCA RN


Mapa do RN.
Mapa do RN.
A exuberante cidade de Areia Branca está localizada na região da Costa Branca no Estado do Rio Grande do Norte a 327 km da capital Natal, com uma população em torno de 25 mil habitantes.
O principal meio de acesso é rodoviário, através da BR 110, distante apenas 47 km de Mossoró-RN e 287 km de Fortaleza-CE. Chega-se a cidade também por via fluvial, através do Rio Apodi-Mossoró (Ivipanim) por meio de lanchas e balsas que transportam veículos e passageiros.
Ponta do Mel já foi cenário de produções cinematográficas. “Maria, mãe do filho de Deus” foi uma das produções no local.
Ponto de encontro do sertão com o mar foi cenário de várias produções cinematográficas, pois possui cenários deslumbrantes, com imensas dunas, enormes falésias de terra avermelhada, praias belíssimas e vegetação da caatinga com o sertão. Ao todo são 42 quilômetros de litoral e de verdadeiro paraíso.
Areia Branca faz parte do Pólo Turístico Costa Branca que é composto por 17 municípios e estes buscam o desenvolvimento do turismo sustentável e viável, valorizando suas paradisíacas praias e a beleza impar nas cidades do interior do Rio Grande do Norte.
O município de Areia Branca é a parte do litoral do Rio Grande do Norte, onde se destacam vários pontos de atração turística, sendo rico em petróleo, sal e pescado, e com certeza, é um dos destinos mais procurados da região em períodos de veraneio.
O turismo vem se destacando emAreia Branca através de suas surpreendentes paisagens e suas paradisíacas praias como:
Cais Tertuliano Fernades - Areia Branca - RN
Areia Branca-RN
  • Praia de Upanema – a mais próxima da zona urbana;
  • Praia de Baixa Grande – a preferida dos visitantes em todas as estações do ano;
  • Praia de São Cristóvão – a mais bela e majestosa, possui encantos indescritíveis considerada como uma fonte de inspiração;
  • Praia de Redonda – possui cenários deslumbrantes, com enormes dunas;
  • Praia de Morro Pintado – constitui-se um verdadeiro paraíso, ainda pouco explorada pelo homem;
  • Praia de Ponta do Mel – é um convite ao lazer com ótima estrutura de hospedagem e excelente culinária, serviu de cenário natural para a gravação do filme “Maria: Mãe do filho de Deus” onde possui um mirante natural podendo-se observar de lá um fantástico por do sol.
De geografia plana, Areia Branca apresenta um potencial turístico invejável. Além das belas praias que se estendem ao longo do litoral, o clima saudável aliado a hospitalidade do seu povo, proporciona bem estar ao visitante.
A base de sustentação econômica do município está na extração de sal marinho, a prospecção petrolífera, e a pesca, e com isso vive em constante crescimento.
Areia Branca é um dos maiores produtores de sal do país. Suas salinas continuam a ser atrativo, com alvíssimas montanhas de sal bruto refletindo o sol da tarde, um setor que gera empregos e fortalece a economia local.
Produção e beneficiamento do sal é base na economia da cidade.
Produtos ligados às origens do município, o sal é sumariamente importante para a economia do município, possui o Porto Ilha (ilha artificial) construído em alto mar com o seu projeto de engenharia reconhecido internacionalmente e considerado um dos melhores projetos em todos os ramos de engenharia naval do mundo que escoa a produção de sal da região para o Brasil e muitos países.
O sal de Areia Branca é vendido tanto internamente em várias cidades do Estado do Rio Grande do Norte e outros estados brasileiros quanto externamente vendido em países como: Argentina, Chile, Estados Unidos, Bélgica, Venezuela e Nigéria.
A cidade de Areia Branca é um dos maiores produtores de petróleo em terra e está entre os primeiros colocados em arrecadação de royalties. O imposto pela pela Petrobrás é utilizado na melhoria da infraestrutura da cidade e no bem-estar da população.
Atrelada ao sal marinho, a pesca está intrinsecamente ligada às origens desta cidadew. É uma atividade cuja expansão é frequente, no que tange tanto à pesca de pequena escala, quanto à de grande escala onde os profissionais veem a pesca como uma forma de geração de emprego e renda.
A pesca da lagosta também se destaca, assim como a do camarão e do peixe, garantindo um comércio aquecido e uma economia forte.
Praia de São Cristóvão é um dos locais preferido dos moradores e visitantes
Com o carnaval consolidado como um dos melhores do RN, Areia Branca reúne um público estimado em cerca de 30 mil pessoas por dia nas praias, no largo da folia e nas ruas da cidade, acompanhando bandas e blocos de rua, onde orquestras de frevo fazem a alegria dos foliões e isso reflete na injeção de R$ 2 milhões na economia do município.
É também consolidado e conhecido por ser o carnaval mais tranquilo da região, onde é permitido brincar a valer num ambiente de paz e harmonia.
Não só Areia Branca mas todo o Estado do Rio Grande do Norte foi abençoado com lindas praias, o que atrai milhares de turistas todo ano em todo o estado, principalmente no litoral, uma dica para quem pensa em conhecer as maravilhas naturais do RN e busca por hospedagem a um preço acessível é acessar o site da trivago, lá você encontra avaliações e também descrições feito por usuários de vários hotéis na região.
O turismo religioso é outro diferencial no calendário de eventos de Areia Branca. De 05 a 15 de agosto a cidade se transforma num símbolo de devoção e fé.
Uma multidão só comparada a do carnaval participa da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos marítimos. São 10 dias de festejos e paralela a programação religiosa que é intensa.
A estimativa de público é superior a 150 mil pessoas em mais de uma semana de programação com apresentações de grandes nomes da música e shows religiosos e culturais, como também, um dos destaques dessa festa é a Procissão Marítima, que reúne milhares de fiéis.
Em Areia Branca a virada do Ano é com a queima de fogos. Aqui realizamos um dos maiores Réveillon da Costa Branca.
Para a despedida do ano velho e recepção do novo ano, é preparada uma extensa programação para ser desenvolvida entre o Cais Tertuliano Fernandes e o Largo da Praça da Conceição. Em 2011, o largo da praia de Upanema também foi inserido na programação.
Descubra mais sobre Areia Branca e o cotidiano desta cidade do interior potiguar através do site VozdeAreiaBranca.com.br;
“Venha pra cá, ver o sertão encontando com o mar.”

FONTE- A VOZ DE AREIA BRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores