TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

quarta-feira, 19 de abril de 2017

HISTÓRIA DA PRINCESA LEOPOLDINA

Resultado de imagem para HISTORIA DE princesa leopoldina esposa d pedro
Nascida em Viena, no ano de 1797 e falecida no Rio de Janeiro em 1826, foi a primeira imperatriz do Brasil. Seus pais foram Francisco 1, da Áustria e D. Maria Isabel de Bourbon Nápoles. Em 13-5-1817, por procuração, casou-se com D. Pedro de Alcântara, filho de D. João VI e herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Quando o Príncipe viajou para São Paulo, em agosto de 1822, para apaziguar a política local, (o que culminou com a proclamação da lndependêncía), dona Leopoldina exerceu a regência do Brasil.
Grande foi a influência de D. Leopoldina na Independência, pois o envio de papéis, provenientes de Lisboa ao seu marido, junto dos comentários de Antônio Carlos, na época deputado às Cortes, pelos quais o Príncipe-Regente se inteirou das críticas que lhe faziam na Metrópole. Também a posição de D. João VI e de todo o seu ministério, completamente dominados pelas Cortes era vexatória. 

Junto aos comentários enviou uma carta de José Bonifácio e outra de sua redação, cartas essas que solicitavam com empenho uma decisão imediata de D. Pedro. D. Maria Leopoldina foi coroada imperatriz em 1-12-1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I. Faleceu por ocasião do 7.º parto, enquanto se encontrava o imperador no Rio Grande do Sul, para onde havia ido a fim de inspecionar as tropas na Guerra das Províncias Unidas do Rio da Prata. Foram seus filhos as Princesas D. Januária, D. Paula Mariana e D. Francisca bem como o Príncipe D. Pedro de Alcântara, que mais tarde subiu ao trono do Brasil com o nome de D. Pedro II. D. João Carlos, o primogênito faleceu ainda menino.

http://brasilescola.uol.com.br/historiab/maria-leopoldina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores