CIDADE DE ALMINO AFONSO / RN

Resultado de imagem para Almino Afonso RN
Serra três cabeças, Por Ana Gladys Carlos Evangelista

Inicialmente conhecido como Caieira, em função dos depósitos calcários existentes na região, o povoado se desenvolve a partir da feira livre (a Feira da Caieira), frequentada por moradores das localidades vizinhas.
FOTO- http://agoraalminoafonsoinforma.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

O atual núcleo habitacional se forma em torno de uma capela, construída por Francisco Nunes Amorim, suas esposa Florentina Nunes de Amorim, e o fazendeiro Local Agostinho Fonseca,o casal Francisco e Florentina eram naturais da Serra de Martins e netos do sesmeiro Clemente Nunes dos Reis,( o primeiro habitante do sitio Coraatá) juntamente com moradores ajudados por escravos libertos, que trabalharam voluntariamente, começaram em 1902 a construção da capela do Sagrado Coração de Jesus, e o povoado passou para a condição de Vila, no término da construção da capela em 1912.( informações dos pesquisadores e historiadores locais Misherlany Gouthier e Luciana Carlos).
FOTO- http://agoraalminoafonsoinforma.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html


Em 1918, em homenagem ao abolicionista e político potiguar nascido no local, Almino Afonso, o povoado muda de nome. Em 31 de dezembro de 1938, torna-se distrito em função do Decreto Estadual nº 603. É elevado à condição de município com a edição da Lei Estadual nº 912, de 24 de novembro de 1953, tendo sido desmembrado de Patu.

Comentários