PAU DOS FERROS / RN


Do topo, em sentido horário: Avenida Independência; Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Terminal Turístico Lindalva Torquato, ao fundo o Açude Pau dos Ferros; vista panorâmica da cidade; Casa de Cultura Popular Joaquim Correia e Praça Monsenhor Caminha, com o Obelisco ao fundo.
Pau dos Ferros é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do NorteRegião Nordeste do país. Situa-se na microrregião homônima e mesorregião do Oeste Potiguar localizando-se a uma distância de 392 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de aproximadamente 260 km², e sua população no censo demográfico de 2010era de 27 745 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo oitavo mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião, embora, pela polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de cinquenta mil pessoas por dia.[7]
Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, a primeira escola de Pau dos Ferros, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT).

Principal cidade da região do Alto Oeste,[8] Pau dos Ferros foi emancipado de Portalegre na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região.[9] Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.
Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, inaugurado em 1956, ano de comemoração do centenário do município e do bicentenário da paróquia.
Câmpus Avançado da UERN, criado em 1976.
Câmpus do IFRN, inaugurado em 2009.
Igreja de Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia de Pau dos Ferros.

Palácio Municipal Prefeito José Fernandes de Melo (Prefeitura), sede do poder executivo pauferrense.

Titanic Center, um dos mais recentes e principais pontos comerciais de Pau dos Ferros.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Clube Centenário Pauferrense, fundado em outubro de 1956. Pau dos Ferros é sede também de diversos eventos anuais, como aFeira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), importante exposição cultural e econômica, além de possuir diversos pontos turísticos, como o Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política.

FOTOS E TEXTOS - WIKIPEDIA

Comentários