sexta-feira, 8 de agosto de 2014

IGREJA NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO EM ICÓ-CE


Igreja de Nossa Senhora da Expectação em Icó é uma construção do Século XVIII. Em estilo barroco esse edifício integra o único conjunto de obras barrocas do Ceará. Essas edificações guardam características de exemplares existentes no Recife, Pernambuco, tais como a Basílica do Carmo ou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e mesmo alguns exemplaresa de Gioana. A alta torre e solitária torre pode indicar um certo saudosismo dos primeiros habitantes do Icó, que eram provenientes de Pernambuco (Goiana e Recife), tentando transportar para os sertões os paradígmas arquitetônicos de suas origens.

Foi construída em torno de 1708 e 1709, sobre antiga capela onde foi sepultada, nas origens do Icó, a filha de Alberto Monte e sua mulher. Na pedra de cantaria consta a data de 1785, o que indica a finalização da obra.


As imagens originais do século XVIII de N.S. da Expectação, Sant'Ana Mestra, São Miguel Arcanjo, Santo Antonio Lisboa, Santa Luzia, São Sebastião e o Cristo Ressuscitado, encontram-se distribuídas em vários nichos. Possivelmente, no altar mór oginal, estariam: Ao centro, no camarim e seu "trono", Nossa Senhora da Expectação; Em nichos superiores: Santa Luzia e São Sebastião; Em nichos inferiores: O Cristo Ressuscitado e Santo Antonio. Nos altares lateris ao arco do cruzeiro: São Miguel (onde hoje encontra-se o Coração de Jesus) e Sant'Ana Mestra, que enconta-se ainda ali, conforme a tradição colonial.

O Altar-Mór em madeira é obra do século XIX. O altar original foi substituído por uma grande peça em marcenaria, com relevos, feito por artesão local.

Todo o prédio passou por ampla restauração e reforma, por mais de 5 anos. Sendo entregue à população em 2000.

O restauro, embora contestado por pessoas da comunidade, em virtude da remoção de algus elementos que foram intruduzidos ao longo dos séculos, por razões pastorais, observaram as diretrizes da "Carta de Veneza" que conceitua em seu artigo primeiro nova noção de Munumento Histórico:

"Art. 1º - A noção de monumento histórico engloba a criação arquitectónica isolada bem como o sítio rural ou urbano que testemunhe uma civilização particular, uma evolução significativa ou um acontecimento histórico. Esta noção estende-se não só às grandes criações mas também às obras modestas que adquirem com o tempo um significado cultural."
"Art. 5º - Artº 9 - 0 restauro é uma operação que deve ter um carácter excepcional. Destina-se a conservar e a revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos e baseia-se no respeito pelas substâncias antigas e pelos documentos autênticos (ou seja pela antiguidade e pela autenticidade). 0 restauro deixa de ter significado quando se levanta a hipótese de reconstituição; numa reconstituição, qualquer trabalho complementar que se reconheça indispensável a causas estéticas ou técnicas, fica condicionado a uma conciliação ou harmonia arquitectónica (continuidade) e terá que acusar a data da intervenção (modernidade). 0 restauro será sempre precedido e acompanhado de um estudo arqueológico e histórico do monumento. "
http://www.paulojones.com/tecnicas/carta-veneza.htm

Assim foi preservado na Igreja de Nossa Senhora da Expectação aquilo que restava de sua originalidade.

Fotos de Luiz Alberto P.Vieira, Icó, CearÁ, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores