CONHEÇA JUNDIÁ - RN - HISTÓRIA, CULTURA E FOTOS

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)



JUNDIÁ O processo de povoamento do território de Jundiá está diretamente vinculado ao Riacho Jundiá e ao Rio Araraí, com suas águas transformam a área em terras boas para o cultivo de lavouras. A possibilidade de desenvolvimento e de progresso a partir da atividade agrícola. Desde cedo atraiu trabalhadores de outras partes da região, que fixaram moradia na localidade, dando início ao povoamento vinculado ao município de Várzea.
ARVORE MAIS ANTIGA DE JUNDIÁ/RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

A povoação de Jundiá de Cima em 4 de abril de 1963 conquistou à categoria de distrito Administrativo, através da Lei nº 2.874, sancionada pelo então Governador, Dr. Aluízio Alves, subordinado ao município de Várzea, e está a 67 quilômetros de distância de Natal.Progredindo gradualmente, a localidade começou a despertar para o desejo de emancipação. 
AVENIDA PRINCIPAL DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)
Em 9 de janeiro de 1997, chegou a autonomia política administrativa, através da Lei nº 6.985, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Garibaldi Alves Filho, quando Jundiá tornou-se município, desmembrado do de Várzea, localizado na Mesorregião Agreste Potiguar e microrregião do mesmo nome, com uma área territorial de 45,26 quilômetros quadrados, equivalente a 0,09 por centro sobre o território estadual,que foi instalado no dia 1º de janeiro de 2001, com a posse do primeiro prefeito Manuel Luiz do Nascimento, eleito em 1º de outubro de 2000, governando até 1º de janeiro de 2005, quando passou para Tiago Saturnino de Freitas, eleito em 3 de outubro de 2004, derrotando o primeiro administrador que não foi reeleito. O primeiro delegado de polícia de Jundiá foi o 3º sargento PM Jair Gomes da Silva que foi nomeado em 15 de abril de 2001. O Decreto Estadual nº 16.548, de 9 de dezembro de 2000 transformou em estabelecimento de ensino médio, a Escola Estadual Vereador Luiz José do Nascimento – Ensino Fundamental
HOSPITAL DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)
A Câmara Municipal foi instalada no dia primeiro de janeiro de 2001 e ficou assim constituída: ALDO VIDAL BARROS, GILBERTO ROISENDO DE LIMA, JOSÉ ELOI DO NASCIMENTO, JOSÉ GERALDO BARBOSA DE MEEIROS, JOSÉ GERALDO DA SILVA , JOZIAME REJANE DE LIMA , MARIA DAS DORES RODRIGUES ALVES, PAULO ANTONIO MEIRELES , ADRIANE FREITAS DE SOUZA e JOSÉ ANTONIO SILVA XAVIER.

PRAÇA CENTRAL DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

Ó Termo Judiciário de Jundiá é subordinado a Comarca de Santo Antônio do salto da Onça
LIMITES:
NORTE, com o município de Monte Alegre
OESTE, com o município de Espírito Santo
LESTE, com os municípios de Brejinho, Passagem e Várzea
SUL, com o município de Várzea.
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)
RUÍNAS DA PRIMEIRA CASA DE FARINHA DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)
PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

ECONOMIA – Sua economia é voltada para o cultivo da terra e atividades de criação. Em Jundiá ocorrem também incidências minerais de Tungstênio. O artesanato apresenta vários trabalhos desenvolvidos a partir da fibra do sisal, como bolsas e chapéus.
FESTAS TRADICIONAIS: Janeiro, festa de emancipação política; Junho, Festas juninas. Santo Antonio, São João e São Pedro; Dezembro, festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município
GINÁSIO POLIESPORTIVO DE JUNDIÁ-RN
FOTO - FRANCISCO FERREIRA (BARÃO)

FONTE- http://jotamaria-jundiai.blogspot.com.br/2010/02/historia-de-jundia-rn.html

Comentários