Eleições: Candidatos utilizam as redes sociais para chegar ao eleitor



As redes sociais são um das principais estratégias utilizadas pelos candidatos ao governo do RN.
As redes sociais são uma das principais estratégias de campanha utilizadas pelos candidatos ao Governo do RN.
Nessa fase da campanha eleitoral, quando os programas de rádio e televisão ainda não foram ao ar, as campanhas dos candidatos concentram atenção nas redes sociais
. Todos os cinco postulantes ao Governo estão com atuações nas mídias sociais, inclusive com equipe específica para tal tarefa. O Facebook e Instagran estão sendo usados por todos os candidatos ao Executivo; já o Twitter deixou de ser usado apenas pela sindicalista Simone Dutra (PSTU).
As equipes dos candidatos ao Governo traçam estratégias distintas para o uso das redes sociais, mas, em comum, elas têm o fato de buscarem, a partir das plataformas, a divulgação do nome das propostas dos postulantes à sucessão de Rosalba Ciarlini.
HENRIQUE EDUARDO ALVES
O deputado federal Henrique Eduardo Alves, que disputa o Governo do Estado pelo PMDB, está atuando em quatro plataformas das redes sociais: Facebook, Instagran, Twitter e Youtube. Coordenadora do trabalho da campanhas nas redes sociais, a jornalista Nina Rodrigues, explicou que o trabalho no Facebook é feito com as medições dos horários de maior audiência. Com isso, as postagens ocorrem em função desses horários.
O marketing da campanha do candidato do PMDB está produzindo vídeos exclusivos para as redes sociais. Fato é que o conteúdo é um só, mas as apresentações são distintas, variando de acordo com a plataforma da rede social.  O Twitter tem sido usado para notícias mais instantânea. No caso da página do Facebook, já há mais de mil curtidas. “Começamos no dia 7 de julho e em dez dias tivemos mais de mil curtidas. As pessoas curtem bem, há um nível muito bom de engajamento, com comentários e compartilhamentos”, destacou Nina Rodrigues.
ARAKEN FARIAS
O advogado Araken Farias, candidato ao Governo pelo PSL, disse que a equipe de campanha está trabalhando “intensamente” com as redes sociais. No entanto, ele avaliou que esperava um retorno maior. O candidato do PSL está atuando no Facebook, Twitter e Instagran. “Estamos fazendo o suficiente e as curtidas (termo usado no Facebook) estão aumentando significativamente”, observou, acrescentando que faz um acompanhamento das postagens a partir de gráficos gerados.
ROBÉRIO PAULINO
O professor Robério Paulino, candidato ao Governo pelo PSOL, disse que está centrando a comunicação das redes sociais principalmente no Facebook. A estratégia de trabalho é a formação do grupo “Mil com Robério”. “Até o final da campanha esperamos estar com mil pessoas compartilhando tudo que postamos nos Facebook, hoje temos já mais de 200 pessoas”, comentou o candidato. Ele destacou ainda que as ações da campanha contam também com postagens no Twitter e enviadas via whattsap.
ROBINSON FARIA
O vice-governador Robinson Faria (PSD) está usando quatro plataformas nas redes sociais: Twitter, Instagran, Facebook e Flicker. Além disso, o candidato também entra com a comunicação através de um site próprio, que atua como o grande gerenciador de conteúdo. Diretor da empresa Maxmeio, Flávio Sales explicou que as estratégias são diferentes para cada uma das plataformas de redes sociais.
No Instagran, como é mais imagem, há uma preocupação de postar fotos e vídeos trabalhados. Já no Facebook, o trabalho busca uma interação maior. O Twitter está sendo usado pela campanha como uma comunicação mais simultânea. Já o Flicker é o “ponto de apoio para os jornalistas e os próprios colaboradores da campanha” que podem buscar fotos das mobilizações.
Flávio Sales afirmou que o trabalho está sendo feito em duas grandes frentes, a primeira explora o engajamento e a segunda o monitoramento, onde é possível aferir as postagens nas redes sociais. Ele considerou positiva as ações que estão sendo realizadas nas redes sociais. A equipe que atua nas redes sociais do candidato do PSD avalia que as metas estão sendo atingidas.
SIMONE DUTRA
A campanha da candidata do PSTU Simone Dutra está atuando em duas plataformas das redes sociais: Facebook e Instagran. Além disso, também está sendo mantido um site e postadas mensagens via whattsap. “Os principais candidatos gastarão milhões com marqueteiros, mas  acreditamos que a população está cansada e não vai de deixar enganar por maquiagem e propagandas bonitas. A internet é um espaço para a indignação das pessoas e vamos apostar nisso”, analisou Simone Dutra.
Na fanpage do Facebook a candidata está usando banners com propostas e opiniões sobre os principais temas da campanha, como saúde e educação. No whattsap a equipe dela está divulgando a agenda e fazendo contato direto com os eleitores. Além disso, semanalmente é remetida uma mensagem de voz da candidata.
Com informações de Anna Ruth Dantas

Comentários