Ibama apreende arribaçãs e material para caça em Pendências



Ibama apreendeu 96 arribaçãs em Pedências (Foto: Airton de Grande/Ascom/Ibama RN)
Três homens foram detidos em flagrante na noite desta terça-feira (3) portando 96 arribaçãs mortas no município de Pendências, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A prisão aconteceu durante uma fiscalização Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além das aves, foram apreendidas ainda espingardas de diversos calibres e 173 cartuchos, pólvora, chumbo e espoletas, além de uma veículo tipo Palio que era utilizado para carregar o material. A caça de qualquer tipo de animal é proibida por lei.
Segundo o Ibama, a legislação ambiental prevê multa de R$ 500 para cada ave abatida. Com isso, o trio terá de pagar R$ 48 mil. Eles irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente e podem pegar até três anos de prisão.
Ainda de acordo com Ibama, com a chegada do período de chuvas no RN, em várias regiões do estado acontece a formação dos "pombeiros", área de reprodução de arribaçãs. O órgão alerta que ave é importante para o ecossistema da região, uma vez as arribaçãs dispersam sementes e combatem insetos.
Do G1/RN

Comentários