segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CEARÁ-MIRIM E MAIS 4 MUNICÍPIOS DO RN RECEBEM HOJE 4/11/13 MÉDICOS ESTRANGEIROS

Atividades de acolhimento dos novos profissionais foram encerradas hoje. Para Hugo (detalhe), análise do programa no RN é positiva. Foto: José Aldenir
Atividades de acolhimento dos novos profissionais foram encerradas hoje. Para Hugo (detalhe), análise do programa no RN é positiva. Foto: José Aldenir
A partir da próxima segunda-feira (4), os municípios de Natal, Venha Ver, Nova Cruz, Touros e Ceará-Mirim receberão 17 profissionais intercambistas – médicos brasileiros com formação no exterior e médicos estrangeiros -, do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. Na manhã desta sexta-feira (1º), os profissionais médicos concluíram as atividades de acolhimento e integração elaboradas por técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) / Mais Médicos, responsável pelo monitoramento do programa no Estado. O segundo ciclo do programa trouxe, no mês de outubro, mais 24 profissionais para o Rio Grande do Norte, sendo sete brasileiros e 17 estrangeiros, destes 11 são cubanos. Com os 32 médicos que chegaram no 1º ciclo do programa, o RN contará com 49 profissionais atuando em Estratégias de Saúde da Família.
“O objetivo principal foi transmitir conhecimentos aos médicos estrangeiros oriundos de Cuba, Bolívia e Peru, sobre o Sistema Único de Saúde, com prioridade para as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além da realidade da saúde local e das especificidades da cultura norte-riograndense”, explica Uiacy Alencar, responsável pelo Provab no Estado, que a partir da próxima semana será apoiadora do Ministério da Saúde do Programa no RN.
Esse período de integração local é realizado apenas com os profissionais estrangeiros, que neste segundo ciclo chegaram no último sábado (26), depois de passarem por um treinamento durante 15 dias em Fortaleza, oferecido pelo Ministério da Saúde. Os sete profissionais brasileiros que chegaram no dia 1º de outubro não passaram por esse treinamento organizado pelo Provab e já estão em atuação.
O coordenador da Estratégia Saúde da Família no Rio Grande do Norte, Hugo Mota, explicou que durante a semana, os novos profissionais conheceram a realidade da saúde pública no Estado e hoje eles tiveram um contato com os gestores de onde eles vão atuar. Além disso, os médicos participaram de um treinamento sobre o Telesaúde, uma ferramenta que eles vão utilizar no dia a dia. Os médicos vão hoje à tarde para os municípios de destino e a partir da próxima semana, eles irão começar a atender a população, depois de um trabalho de ambientação com a rede municipal.
“Fazemos uma análise muito positiva do programa no RN, pois desde a sua implementação conseguimos aumentar e melhorar a quantidade de equipes. Natal, por exemplo, que recebeu o maior número de profissionais, quase que dobrou o número de equipes. Nos outros municípios mais carentes, que tinha dificuldade de contratar um profissional, hoje já tem um profissional, em tempo integral”, destacou Hugo Mota. O RN saltou de 863 equipes de Estratégia Saúde da Família para 911.
Hugo Mota conta que o RN deverá ser contemplado com novos ciclos, mas a data de abertura dos ciclos depende do Ministério da Saúde, que é o gestor maior do Programa Mais Médicos. A expectativa é que ainda este ano, novos profissionais possam atuar no Rio Grande do Norte. “Está sendo excepcional e, além disso, é uma oportunidade de intercâmbio entre os profissionais estrangeiros e com os nossos que já trabalham aqui. A troca de experiência é benéfica para a população”, considera o coordenador da Estratégia Saúde da Família no RN.
Os médicos estrangeiros deste segundo ciclo atuarão nos municípios de Natal, que receberá 12 profissionais, Nova Cruz (2), Touros (1), Venha Ver (1) e Ceará Mirim (1). Os sete médicos brasileiros já estão atuando nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional. O Programa Mais Médicos trouxe 32 profissionais para o RN em sua primeira etapa. Os municípios beneficiados foram: Alexandria, Bom Jesus, Caraúnas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Água do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

JORNAL DE HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores