A ORIGEM DA FAMÍLIA FREITAS


O sobrenome Freitas de origem portuguesa, provavelmente vem da palavra latina fracta ou de seus derivados, essa palavra significa quebrado, alguns crêem que o nome surgiu devido a algum lugar de pedras quebradas, talvez uma pedreira ou algum terreno muito acidentado. O fato que o nome foi adotado por algumas famílias no século XII em diante, considerado um apelido toponímico.
Quanto ao brasão, segundo documentos antigos portugueses, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ao vassalo Diogo Gonçalves que ajudou o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal e livrou o rei da morte em uma batalha, grato pelo ato heróico, D. Afonso I, deu a Diogo Gonçalves boas terras e o brasão, que tem cinco estrelas com seis pontas de ouro sobre um campo vermelho, Diogo tinha o apelido Freitas, como se ele viesse de uma terra chamada Freitas, o apelido foi passado aos seus filhos.
Outra família a usar o nome Freitas foi uma família de origem alemã chamadaFreitag, em alemão Frei, significa livre, e tag, que significa dia, sendo assim dia da liberdade, Freitag ganhou varias alterações de acordo com o país na qual esta família imigrou, como, Freiday na Inglaterra, no Brasil alguns imigrantes alemães e austríacos com este sobrenome passaram a usar Freitas, mas é importante lembrar que a variação Freitas já existia na Alemanha desde antes da imigração.

PESQUISA E TEXTO - brasaodefamilia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

CHURRACARIA E PIZZARIA PETER PEOPLE

Arquivo do blog