PESQUISE AQUI

Carregando...

terça-feira, 19 de junho de 2012

CAMPOS SALES - CE

A PEDIDO DO MEU AMIGO KLEITON ALVES, VAMOS CONHECER HOJE O MUNICÍPIO DE - CAMPOS SALES - CEARÁ.


AEROPORTO DE CAMPOS SALES - CE
FOTO - cearaemfotos.blogspot.com



Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripemesorregião do Sul Cearense. Tem 26 270 habitantes (2003) e 1082,77 km². Na cidade se encontra o túmulo de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e daConfederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.
FONTE - WIKIPEDIA
VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE CAMPOS SALES - CE
FOTO - cearaemfotos.blogspot.com
HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMPOS SALES
O ato de criação do município ocorreu após um abaixo-assinado enviado pelos lideres políticos da época do então presidente da republica Manoel Ferraz de Campos Sales, anexo ao resultado do recenseamento, solicitando a criação do município que levaria o seu nome, foi concedido autorização presidencial, sendo outorgado pelo governador do Estado, Dr. Antonio Pinto Nogueira Acyoli, a autonomia política de Campos Sales, a partir da lei nº 530 de 29 de julho de 1899.

AÇUDE POÇO DA PEDRA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - cearaemfotos.blOgspot.com

O Núcleo de povoamento inicial que deu origem a atual cidade de Campos Sales, foi uma fazenda de criar vacas, que servia ainda de pousada aos viajantes que trafegavam entre o cariri e o Piauí. Estima-se que o primeiro sítio deu origem a primeira grande fazenda, pertencente a Eufrásio Lazaro Ribeiro, cuja atividade principal era a pecuária bovina advinda daí seu primeiro nome oficial, FAZENDA VÁRZEA DA VACA.
Açude poço de pedras em Campos Sales - Ceara
AÇUDE POÇO DE PEDRAS EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

O progressivo povoamento da região resultou das imensas fazendas, situadas as margens de excelentes ribeiras de conhecida fertilidade e labor agrícola. No período de 1939 a 1958, essa região conheceu significativo crescimento e prosperidade atraindo um considerável número de imigrantes, entre eles alguns bem sucedidos mascates italianos que exerciam influência sobre as modificações aqui ocorridas desde então. Até esta época a fazenda integrava o município de Saboeiro.

 Igreja Matriz de Campos Sales - Ceará
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - RICARDO SABADIA

O notável progresso dessa fazenda contribuiu para elevá-la a categoria de vila, ocorrido em 1858, quando Tomaz Pompeu de Souza Brasil realizou um levantamento para o dicionário topográfico e estatístico da província do Ceará. Daí então a fazenda Várzea da Vaca passou a chamar-se de Vila Nova Roma, por influência dos mascates italianos aqui instalados, pertencendo não mais a Saboeiro, mas a Brejo Seco atual Araripe. O município de Araripe, no entanto, foi extinto pela lei nº 2.158 de 14/08/1890, e a partir de então Nova Roma passou a pertencer a Saboeiro. A partir da ereção a vila, o povoado passou a progredir sob todos os aspectos.
Parque do Boqueirão em Campos Sales - Ceará
PARQUE DO BOQUEIRÃO EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

Em 1898 ocorreram dois fatos decisivos para a emancipação de Campos Sales: a festa de Nossa Senhora da Penha e o recenseamento ocorrido na vila, comprovando o crescimento populacional, o que fez com que seus lideres se unissem e procurassem emancipar a então vila; arrecadaram fundos para a construção da capela; no total de 600 mil-réis que evidenciaram a autonomia política que Nova Roma adquirira. Já através do recenseamento comprovou-se o crescimento populacional que influenciou os lideres e organizaram-se em prol da emancipação do município. Mas somente em 20 de dezembro de 1938 Campos Sales tornou-se efetivamente, uma cidade graças ao Decreto Estadual nº 448, readquirindo o distrito de São Domingos, que havia sido incorporado a Saboeiro em 1936, e passou a abranger o novo distrito de Salitre, criado com o seu território desmembrado do seu distrito-sede, figurando no quadro vigente no qüinqüênio 1939-1914, fixado pelo decreto lei 448, com os seguintes distritos: Itaguá, Salitre e São Domingos.
Praça São Francisco em Campos Sales - Ceara
PRAÇA DE SÃO FRANCISCO EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

Em novembro de 1951 a demarcação do município foi novamente alterada passando a ser integrado pelos distritos: Campos Sales (sede). Itaguá, Salitre, Quixariú, Carmelópolis e Barão de Aquiraz. Posteriormente Salitre foi desmembrado por decreto, conquistando sua autonomia política e foi criado através de Lei municipal o Distrito de Monte Castelo pertencendo também a campos Sales.
Capela de Sao Francisco no Distrito de Barao de Aquiraz - Campos Sales - Ceara
IGREJA DE SÃO FRANCISCO NO DISTRITO DE BARÃO DE AQUIRAZ 
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

Hoje o município pertence a 18ª Região Administrativa, Microrregião de Planejamento – Cariri Centro Sul; Microrregião – Sul cearense; Microrregião – Chapada do Araripe ocupa uma área de 1.082,77 Km2 tendo uma media relativa ao Estado de 0,73% da área territorial. As vias de acesso são consideradas de média distância entre a capital do Estado e as principais cidades da região e municípios vizinhos:
Estatua de Nossa Senhora da Penha em Campos Sales - Ceara
ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

Distância em linha reta a capital – 424 Km; Campos Sales a Crato – 133 Km; Campos Sales a Juazeiro do Norte – 148 Km; Campos Sales a Nova Olinda – 97 Km; Campos Sales a Potengi – 55 Km; Campos Sales a Araripe – 33 Km; Campos Sales a Salitre – 25 Km; Campos Sales a Antonina do Norte – 57 Km; Campos Sales a Assaré – 78 Km; Campos Sales a Aiuaba – 93 Km; Campos Sales a Fronteiras – 28 Km.
Pov. Carmelópolis CE ~ WLuiz
IGREJA NO DISTRITO DE CAMELÓPOLIS EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - WASHINGTON SILVA

As coordenadas geográficas são marcadas pela Latitude (s) 7° 04’28 “e a Longitude (wgr) 40° 22’34”; com a localização voltada para o Sudoeste com altitude  567,1 (m) os atuais limites são: Norte – Aiuaba; Sul – Salitre; Leste – Potengi, Assaré e Antonina do Norte, Oeste – Estado do Piauí.
Frente do Cemiterio de Campos Sales - Ceara
IMAGEM DE CRISTO EM FRENTE AO CEMITÉRIO DE CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS

FONTE DO TEXTO HISTÓRICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES


QUER VER SUA CIDADE NO BLOG DO BARÃO?
ENTÃO MANDE UM E-MAIL PARA : baraoturismocm@hotmail.com

4 comentários:

  1. to muito feliz em rever minha terra voce nao sabe o quanto mais fica aque meu muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI!!!!NUNCA PENSEI Q CAMPOS SALES TINHA ESSAS BLEZAS!!!!!!!!!!ADOGAYYYYYYYYYYYYYYYY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ASS=KMYLLA AND RAFA BOY!!!!!!!!!!!!
    QUE LOK MEU................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. LINDÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SERÁ Q A PRAÇA DO REDONDO VAI FICAR BONITA COM ESSAS BLEZAS NATURAIS..Q IRADO MIAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!
    QUEM QUER ME CONHE CER É SÓ ME LIGAR NO 92558585

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI GATA QRO T CONHECER PARA A GENTE FAZER O LELELEEL SE EU TE PEGAR VC VAI VER.
      QRO TE PEGAR PRA VC VER O TAMANHO DA COBRA Q TÁ TE ESPERANDO

      Excluir

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Seguidores