PESQUISE AQUI

Carregando...

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MUNICÍPIO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO 49 ANOS

PARABÉNS GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO PELOS SEUS 49 ANOS.. A TERRA DO ALHO DO RN.
PLANTAÇÃO DE ALHO EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO  - RN
FOTO - ROMERO CARDOSO


DA TERRA DO ALHO A GRANDE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO 


Em meados do século XVII, uma certa região do Rio Grande do Norte foi chamada de Passagem do Pedro, numa referência ao homem que fez a vereda transpondo o rio Mossoró. Nos idos de 1766, uma figura de destaque da região era o Capitão Sebastião Machado de Aguiar, proprietário da fazenda Pau do Tapuio. O Capitão era devoto de São Sebastião e como queria um filho homem, prometeu ao santo dar seu nome ao povoado e mandar construir uma capela, caso lhe fosse concedida a graça desejada. Alcançada a graça a localidade ganhou o nome do santo e capela foi construída, em 1792.

IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO - RN

FOTO: RICARDO JUQUEIRA


No ano de 1806, o Capitão pioneiro morreu  sendo sucedido por seu filho, também Sebastião Machado de Aguiar, que tinha o mesmo estilo desbravador que caracterizou o seu pai. Em 1870, teve início nos sítios Gangorrinha e Quixaba de São Bento, uma produção de liliáceas que deu origem a grande atividade econômica voltada para o comércio do alho  fazendo com que durante algum tempo, a localidade fosse chamada de capital do alho.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO - RN
FOTO - PAULO MARTINS 


Pela sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu muito com as águas que
transbordavam. Por causa das grandes enchentes do rio São Sebastião ficou algum tempo sem sua capela, mas a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941, passou à condição de Igreja Matriz. Em 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis.

MERCADO PÚBLICO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO - RN
FOTO - WALTER LEITE

Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo  continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai, avançou na atividade pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra. 
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO 
FOTO - ROBSON PIRES 

Em 1950, foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte. Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste. Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
VISTA DE SATÉLITE A CIDADE DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO 
FOTO - plhisdegdrosado.wordpress.com


FONTE - IDEMA 


Características geográficas
Área1 129,356 km² (RN: 6º)[3]
População12 373 hab. IBGE/2010[4]
Densidade10,96 hab./km²
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,637 médio PNUD/2000 [5]
PIBR$ 130 417,971 mil IBGE/2008[6]
PIB per capitaR$ 10 231,27 IBGE/2008[6]

FONTE - WIKIPEDIA.ORG



BARÃO DE CEARÁ-MIRIM 210 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Seguidores