TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

TRILHA NO MUSEU EM CEARÁ-MIRIM

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A ORIGEM DA FAMÍLIA FERREIRA

VOCÊ QUE É DA FAMÍLIA FERREIRA CONHEÇA AGORA A SUA ORIGEM.. É  A MINHA FAMÍLIA..


A ORIGEM FAMÍLIA FERREIRA



Familia nobre, das mais antigas, cujas origens não são bem conhecidas. Parece ser de origem castelhana e o seu solar a vila de Ferreira, no reino de Castela, hoje chamada Herrera de Rubisverga, na entrada da terra de campos.

A pessoa mais antiga deste apelido mencionada pelos genealogistas é D. Álvaro Rodrigues Ferreira rico-homem de leão, que vivia por 1170, senhor de Meilas, hoje Mancilhe de la Serra, em Castela-a-velha, o qual se diz ter sido meirinho de leão.

Parece que, de sua mulher, teve D. Rodirigo Álvares Ferreira, que foi senhor do solar da vila de Ferreira e chefe da família dos Herreras, D. Fernando Álvares Ferreira e D. Teresa Álvares Ferreira, mulher de D. Sancho Nunes de Barbosa.

D. Fernando Álvares Ferreira, supra citado, viveu em Portugal no Paço de Ferreira, situado na freguesia de S.João de Eiris, concelho de Aguiar de Sousa, e serviu o reis D.Sancho I, de quem foi rico-homem, e dele recebeu em mercê muitos herdamentos no referido concelho.

Do seu matrimonio nasceram filhos, dos quais provem os Ferreiras, de Portugal. Dos Ferreiras disse oi bispo de Malaca, D. João Ribeiro Gaio, nos seus versos: Três barras trazem douradas postas em campo sanguinho dos Ferreiras assentadas vemos os dAntre Douro e Minho de gente mui afamadas. Manuel de Sousa da Silva também lhes dedicou a seguinte quintilha: Em Vila Verde de airiz Junto do rio Ferreira Foi a morada primeira Da progenia que se diz Dos Ferreiras verdadeira.



O BRASÃO DA FAMÍLIA FERREIRA 


                          


EXPLICAÇÃO DO BRASÃO



Os Ferreiras usam em Portugal as seguintes armas: De vermelho,com quatro faixas de ouro.Timbre: um abestruz de sua cor, com uma ferradura de ouro no bico.

Outros Ferreiras trazem as dos Herreras de Espanha, que são: De vermelho,com duas caldeiras de ouro,uma sobre a outra;bordadura cosida de vermelho,carregada de doze caldeiras do segundo.

FONTE DO TEXTO: pt.rodovid.org

OUTROS BRASÕES DOS FERREIRAS



BARÃO 210 ANOS DE HISTÓRIA... O 
HOMEM DA CULTURA E DO TURISMO.. 

20 comentários:

  1. agora conheço minha origem (familiar)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz ao ler a história da origem da Família Ferreira, da qual me orgulho ter esse sobrenome!

    Obrigada.
    Benedita Agueda Ferreira
    (Sou mineira do Sul de Mínas Gerais, do bairro do Coroado, município de Silvianópolis).

    ResponderExcluir
  3. sempre quis saber quem eram meus antepassados agora sei que sou de origem portuguesa de pai e mãe.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais sobre minha familia sou Deivison Ferreira sou de pernambuco sou um FERREIRA.

    ResponderExcluir
  5. Interessante bem meus avós são mineiro .Sendo que uma biza e italiana

    ResponderExcluir
  6. Orgulho de ser Ferreira e carregar esse sangue em minhas veias; Sou do Rio Grande do Sul e meu avô era italiano e Ferreira. Família Ferreira grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Orgulho de ser Ferreira e carregar esse sangue em minhas veias; Sou do Rio Grande do Sul e meu avô era italiano e Ferreira. Família Ferreira grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Elizete APA Ferreira meus a vos eram italiano

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Meu nome é Monique Ferreira sobrenome herdado do meu avô Manoel Ferreira meu bisavô era português.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Meu nome é Monique Ferreira sobrenome herdado do meu avô Manoel Ferreira meu bisavô era português.

    ResponderExcluir
  11. Alessandre Ferreira Ferro4 de agosto de 2016 21:57

    Meu bisavô se chamava Manoel Ferreira Los, será que somos parentes?

    ResponderExcluir
  12. Meu bisavô se chamava Manoel Ferreira Los, será que somos parentes, a origem da minha família e do ceara

    ResponderExcluir
  13. Sou ferreira da bahia meu avô fala que temos muitos descendentes no sul de minas em Pernambuco Alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim jabouvi fala dos ferreira de minas gerais ele são cristão velhos

      Excluir
  14. A família do meu pai é toda Ferreira, eles são de caíco, Rn, atualmente meu pai mora em pernambuco e meus tios em caíco, sao paulo etc.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Sou de Minas e há muitos Ferreira por lá. A origem seria dos Açores e do Norte de Portugal.

      Excluir

Seguidores