PESQUISE AQUI

Carregando...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

REGIÃO DO MATO GRANDE - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

CONHEÇA A REGIÃO DO MATO GRANDE 
             SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

FOTO - aquisefazgostoso.com.br

A HISTÓRIA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO



Diz a lenda que um senhor da região, Manoel Gostoso, abrigava os mascates que passavam pelo povoado. A hospedagem sempre gerava amizades e em meio a essa integração, o dono da casa, dotado de um humor inigualável, contava histórias pitorescas. Dono de uma risada gostosa, o referido senhor começou a ser conhecido como Seu Gostoso. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado. Segundo uma antiga moradora, no dia 29 Setembro 1899, o Sr. Miguel Félix Martins, primeiro morador do Gostoso, por força de uma promessa feita a São Miguel inaugurou uma igreja e colocou na mesma a imagem de São Miguel.  A partir daí, o santo foi aclamado como padroeiro do Gostoso. Até esta data, o nome do povoado e vila de pescadores era simplesmente Gostoso. Com a inauguração da igreja e tendo São Miguel como padroeiro, a população, sem medo de pecar, juntou São Miguel à Gostoso, surgindo então o nome que permanece até hoje.




São Miguel do Gostoso Pórtico da cidade
PÓRTICO DA CIDADE                                                       FOTO:aquisefazgostoso.com.br



A emancipação do município se deu em 16 de julho de 1993, tendo a primeira eleição em 1996. O nome São Miguel de Touros persistiu por algum tempo, o que deixou a população descontente. Após inúmeras reivindicações, o nome foi finalmente mudado para São Miguel do Gostoso no dia 19 de novembro de 2000 após a realização de um plebiscito municipal.



IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO                   - FOTO: pascomsma.blogspot.com


O TURISMO EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

São Miguel do Gostoso é um município que agrada a começar pelo nome. Seu potencial turístico é imenso. São várias as praias com características bastante selvagens. Uma outra peculiaridade de Gostoso, que já vem sendo explorado há alguns anos por velejadores locais, nacionais e até mesmo internacionais, é a prática do Windsurf . O local é considerado como um dos melhores da América Latina, e até mesmo do mundo, e tem atraido um número cada vez mais crescente de esportistas. O turismo em São Miguel do Gostoso ainda é bastante incipiente. O município já conta hoje com aproximadamente 20 pousadas e vários bares, sendo que a primeira foi inaugurada em 1989. Antigamente o único meio de acesso era através de cavalos, mas a partir de 1960 no governo de Dinarte Marins, foi aberta uma estrada ligando Gostoso a Natal. Com isso as moradias tornaram-se melhores e o acesso de veículos tornou-se possível aumentando assim o fluxo de turistas para o local. O Terminal Turístico do Gostoso, localizado na praia da Xêpa, é uma das peculiaridades do local.



PRAIA DO XEPA - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO                     - FOTO- aquisefazgostoso.com.br


 Ele é uma opção de lazer tanto para turistas quanto para a comunidade local. Nele pode-se encontrar uma praça e uma loja de artesanato.Vários são os projetos que atuam no município. Um deles é o projeto Pólo Costa das Dunas, que em parceria com o Governo do Estado concluiu o asfaltamento RN-221, que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso, facilitando ainda mais o acesso. Gostoso é um município que tem recebido muitos benefícios do PNMT como também do PRODETUR- II que em parceria com a EMBRATUR foram responsáveis pela implantação do Terminal Turístico de São Miguel do Gostoso.

A prática do Windsurf                                                   foto:saomigueldogostoso.blogspot.com
  

A Ponta do Santo Cristo, localizada na Praia do Marco, tem um significado histórico para o município, remetendo à primeira expedição de Gaspar de Lemos em 1501. No folclore há manifestações de Bumba-meu-boi, Capelinha e Pastoril.


MARCO DE TOUROS DATADO EM 7 DE AGOSTO DE 1501
FOTO- jotamaria-touros.blogspot.com





Características geográficas
Área342,445 km² [3]
População8 659 hab. IBGE/2010[4]
Densidade25,29 hab./km²
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,558 médio PNUD/2000
PIBR$ 39 332,785 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 4 325,61 IBGE/2008[5]
FONTE: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Seguidores